Lousã.

14-09-2017

Lousã? De tanto que ouvi falar que tive que ir á descoberta. Lousã ,um sitio maravilhoso , com aldeias encantadoras. Cada uma com a sua história e com o seu encanto. Todas elas em xisto. Visitei apenas algumas , as mais importantes e digo-vos que passava uma bela temporada neste deserto de natureza.

Aldeia de cerdeira - Aqui mora a tranquilidade. - (Percorrer a aldeia é um exercício físico e sensorial. A cada passo há um recanto, um beco, um elemento que não se sabe se ali foi colocado pelo Homem ou pela Natureza. Não há dissonâncias. Há o som da tranquilidade.)

Talasnal - Aqui reina a natureza. - (Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies.)

Chiqueiro - Embalados pelas campainhas do rebanho. - (Apenas as campainhas dos rebanhos parecem contrariar a sensação de que aqui o tempo parou há muito. ( Aqui podem descobrir umas letras em madeira que podem tirar umas fotografias engraçadas).

Candal - Aninhada na serra - (Mais do que um ponto de apoio, é um reconfortante porto de abrigo para quem sobe ou desce a serra.)

Estas foram as principais aldeias que percorri. Todas elas deslumbrantes. Mas para além destas aldeias também podem visitar o Castelo da Lousã, não dá para entrar mas podem ver por fora e também podem descer ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade, onde tem uma praia fluvial e uma baloiço lindíssimo onde podem tirar fotografias. Também lá bem no alto da serra existe onde baloiço onde a vista para a serra é deslumbrante. O criador destas obras de arte teve uma excelente ideia para promover a Lousã. Parabéns pelo trabalho.

Isto é Lousã.

M.



© 2017 Marlene Silva. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora